terça-feira, novembro 08, 2016

Ordem abandona FNOPE!

Fonte (imagem): Ordem dos Enfermeiros
.
Uma vez mais, fiquei atónito e receoso com o futuro. A Ordem dos Enfermeiros - que tanto se diz orientada para a união e usa, inclusivamente, o slogan "Ninguém está sozinho" - tomou a decisão unilateral de abandonar o Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermeiros (FNOPE).
O FNOPE é a agregação de quase todas as Associações Profissionais de Enfermagem, Sindicatos e Ordem, numa confluência que fomenta a corporação e pretende concertar posições, define estratégias conjuntas, alarga a representatividade da classe, promove o fortalecimento de todas as relações institucionais e a difusão da informação relacionada com a profissão.
Esta decisão parece oposta ao conceito de junção e pode incitar a fragmentação da classe. Já foram solicitadas as actas do Conselho Directivo da Ordem, no sentido de tentar perceber os motivos que despoletaram esta deliberação.
Se a Ordem não concorda com o funcionamento do FNOPE, parece-me que a opção mais sensata seria a convocação de um reunião geral, diagnosticar os problemas do mesmo e voltar a gerar novas regras de funcionamento. Julgo ser pertinente um esclarecimento detalhado por parte da Ordem dos Enfermeiros.
.
[No dia 24/10/2016, às 10:46, ××××××××××÷ <××××××××××@gmail.com> escreveu: Em nome da Associação de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Venho por este meio solicitar esclarecimento sobre a posição que levaram a OE a abandonar o FNOPE de acordo com a ata minuta lavrada na 66ª Reunião do FNOPE a qual agradecemos o envio urgente no sentido de compreendermos as circunstâncias da carta que surpreendentemente recebemos da Bastonária da OE. Com esperança que este seja um passo de re-união institucional e não um momento de desagregação entre os enfermeiros e os seus representantes nos seus diversos papeis, deveres e direitos - pessoais e profissionais, aguardamos a resposta urgente. 
Sem mais assunto.]

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!